Publicado por: suvarela | Maio 24, 2008

SABIA QUE 25 DE MAIO…

25 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS DESAPARECIDAS

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas teve origem no facto de uma criança de seis anos Etan Platz ter sido raptada no dia 25 de Maio de 1979 em Nova Iorque e não voltar a aparecer.

A partir desse ano, várias organizações começaram a assinalar essa data, mas foi em 1983 que o Presidente dos Estados-Unidos declarou o 25 de Maio com o dia dedicado às crianças desaparecidas. Três anos mais tarde, em 1986, passou a celebrar-se internacionalmente.

Na Europa, em 2002 este dia foi assinalado pela Child Focus, ONG belga parceira do IAC, e contou com o patrocínio de sua Alteza a Rainha dos Belgas. No ano seguinte, outros países juntaram-se à iniciativa: Portugal, França, Holanda, República Checa, Polónia, Alemanha e Reino Unido.

Em Portugal, foi o IAC (Instituto de Apoio à Criança) que, pela primeira vez, assinalou o dia 25 de MaioDia Internacional das Crianças Desaparecidas”, promovendo um Encontro Internacional que teve lugar no Auditório da Assembleia da República em 2003.

As crianças de toda a Europa vão ter brevemente à sua disposição um número de telefone de apoio, o 116 111, linha que em Portugal será assegurada pelo Instituto de Apoio à Criança .


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: